Categories: Notícias

Vale e China Baowu selam acordo para descarbonização na siderurgia

A Vale e a China Baowu Steel Group Corporation Limited assinaram um Memorando de Entendimento (ou “MoU” em abreviação em inglês) em que ambas concordaram em buscar alternativas para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Descarbonização na siderurgia

O MoU é uma iniciativa que propõe a discussão para produzir biocarbono e garantir sua utilização em altos-fornos para consumir um material neutro em carbono baseado em biomassa em vez de energia fóssil.

Por isso, o memorando pretende também decidir a respeito de um possível investimento da Vale no projeto piloto da planta de biocarbono da China Baowu, sendo considerado nesta ocasião um valor indicativo entre sessenta e setenta milhões de renminbi, moeda chinesa.

Acordo entre companhias

O acordo entre as companhias é a oitava parceria já firmada pela empresa brasileira, que mapeou um grupo de cerca de 20 clientes siderúrgicos responsável por aproximadamente 30% da produção de aço no mundo, e que representa também 40% das emissões da cadeia de clientes da Vale. 

No ano anterior, a companhia anunciou seu compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de escopo 3 até 2035. Com isso, a Vale poderá contribuir com até 25% por meio de um portfólio de produtos de qualidade e soluções tecnológicas como: briquete verde e gusa verde.

O briquete verde reduz mais de 10% das emissões na siderurgia, enquanto o gusa verde prevê substituir o carvão por biomassa na produção de ferro-gusa, que é um componente intermediário na cadeia do aço.

Produtora de Aço



Maior produtora de aço do mundo, a Chia Baowu possui uma operação consolidada e fabricou cerca de 115 Mt de aço bruto no ano de 2020. Na parceria com a Vale, a empresa poderá oferecer novas abordagens sobre as emissões de carbono e ainda gerar novos negócios para a empresa brasileira.

Fonte: Inda

Compre tubos de aço carbono com o melhor custo-benefício

A Tubos Oliveira mantém o compromisso de garantir a distribuição de tubos de aço carbono para todas as regiões do Brasil. Atendemos os mais variados projetos com produtos de qualidade elevada, fabricados dentro de normas e especificações de segurança.

Com o estoque mais diversificado de tubos de aço do país, nosso atendimento personalizado e frota própria possibilitam a entrega agilizada das peças tubulares em todo o território nacional.

Por isso, invista em projetos de qualidade com tubos de aço carbono com ótimo custo-benefício. Fale com a Tubos Oliveira!

This post was published on dezembro 29, 2021 10:50 am

Recent Posts

Dia Nacional do Aço: a importância da data e o papel da Tubos Oliveira no setor

Por que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado…

abril 9, 2025

Tubos de aço no setor de energia renovável: Seu papel na construção de infraestruturas sustentáveis

A transição para fontes de energia renovável é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. E, nesse cenário,…

abril 4, 2025

Tubulações para produtos químicos: A importância dos tubos de aço carbono na indústria química

A indústria química lida diariamente com substâncias agressivas, processos complexos e rigorosos padrões de segurança. Dentro desse contexto, a escolha…

março 28, 2025

Estruturas para plataformas offshore: Tubos de aço carbono em construções marinhas e suas vantagens competitivas

As estruturas para plataformas offshore são elementos fundamentais para a exploração de petróleo e gás no ambiente marinho.  Elas precisam…

março 21, 2025

Redes de saneamento básico: Por que os tubos de aço carbono são a melhor opção para o setor de infraestrutura?

Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto é essencial para a qualidade de vida da…

março 14, 2025

Estruturas para pontes e viadutos: Como os tubos de aço carbono são fundamentais para a construção e segurança

A construção de infraestruturas resistentes e duradouras é um desafio que exige planejamento cuidadoso e escolha criteriosa dos materiais. Estruturas…

março 6, 2025