
Dia Nacional do Aço: a importância da data e o papel...
abril 9, 2025 | Tubos OliveiraPor que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado em 9 de abril em homenagem ao nascimento...
O presidente da Usiminas, Sergio Leite, declarou que para o ano de 2021 a perspectiva é de que o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil deve alcançar um crescimento de 3,5%, índice que pode impulsionar as atividades econômicas no país.
Índice
Para suprir essa demanda de aço no Brasil, a siderúrgica já divulgou que irá retomar a operação do seu Alto-Forno 2, na usina de Ipatinga, em junho deste ano. Com essa iniciativa, a Usiminas espera adicionar 600 mil toneladas por ano à capacidade de produção de aço bruto.
De acordo com Sérgio Leite, alguns setores apresentam excelentes expectativas, como o segmento de Máquinas e Equipamentos e também o Automotivo, setores fundamentais para o desenvolvimento da Usiminas.
O setor de siderurgia deve receber, neste ano de 2021, um investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão, do total de R$ 1,5 bilhão que serão destinados pela Usiminas durante o ano.
O presidente Sérgio Leite afirma que os aportes são essenciais para otimizar a operação e proporcionar melhorias para o setor. Para a mineração, um dos principais projetos da Usiminas é o empilhamento de rejeito a seco, com previsão de conclusão no segundo trimestre. O objetivo é permitir que a unidade inicie uma nova fase de tecnologia da exploração.
Outro projeto idealizado pela Usiminas é a descaracterização das barragens da siderúrgica. “Hoje, temos três barragens e isso se tornou o ponto mais delicado na operação. Duas delas já estavam desativadas desde 2015, e a terceira em operação a jusante. As duas a montante, que estavam fora de operação, já descaracterizamos uma”, disse Sérgio Leite.
De acordo com a declaração do presidente da Usiminas, a segunda barragem deve ser desativada até janeiro de 2022.
A Usiminas avalia um projeto para aumentar a vida útil da mina na Mineração Usiminas (Musa) para o minério friável. Atualmente, a capacidade total é de 60 anos, somando compactos e friáveis.
Segundo os investimentos e o cronograma estabelecido pela siderúrgica, a exploração de minérios friáveis deve ser feita até o ano de 2026.
O compromisso da Tubos Oliveira é oferecer as melhores soluções de tubos de aço carbono para atender as exigências de diversos projetos em todo o Brasil. Desde 2987, trabalhamos para acompanhar o desenvolvimento da mineração no país, com estrutura qualificada e equipamentos de alta tecnologia.
Nossos produtos são diferenciados e garantimos a distribuição agilizada para empresas em todo o Brasil, mantendo o relacionamento de confiança e parceria com nossos clientes.
Pensou em tubos de aço, pensou na Tubos Oliveira! Fale hoje mesmo com a nossa equipe técnica.
Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?