Companhia siderúrgica e de mineração, a Usiminas completou seis décadas de operações em outubro deste ano. Como um dos marcos de celebração, foi lançado o livro “Centro de Memória Usiminas – 60 Anos”.
Segundo o presidente da empresa, Alberto Ono, a Usiminas completa seis décadas se preparando para o futuro. “Temos um longo histórico de superação de desafios e de geração de valor para a sociedade, que nos dá muito orgulho. Agora, nosso objetivo é, cada vez mais, ter foco nas pessoas, nos nossos clientes e na geração de resultados sustentáveis”, afirma o CEO.
Entre os grandes desafios da empresa no momento está a reforma do Alto-Forno 3 da Usina de Ipatinga. Um investimento da ordem de R$ 2,7 bilhões que, no pico das obras, deve gerar cerca de 8 mil vagas de trabalho.
“É um investimento de extrema importância que vai exigir muita competência e disciplina das equipes envolvidas e que vai deixar a empresa ainda mais fortalecida e preparada para atender as demandas dos nossos clientes. Um projeto de muita relevância também para a região do Vale do Aço, pelo que representará de fomento à economia local.”
A comemoração dos 60 anos de operações da empresa foi marcada, também, por iniciativas da Agenda de Sustentabilidade. Em fevereiro, a Usiminas anunciou uma parceria com a Canadian Solar, uma das maiores empresas do setor de energia renovável no mundo, para a autoprodução de 30 MW médios, a partir de 2025, o que representa cerca de 12% do volume de energia consumido pela companhia.
Nos primeiros meses do ano, a Usiminas assinou a nova Carta de Sustentabilidade da World Steel Association, se comprometendo com uma série de princípios que devem orientar suas ações e posicionamentos relacionados às questões de sustentabilidade na indústria do aço.
No total, a nova carta traz nove princípios, abrangendo temas relacionados ao meio ambiente, social, de governança e econômicos, entre outros.
As atenções em modernização do processo produtivo e a busca pela descarbonização (processo de redução de emissões de carbono na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono – CO2) também são alguns dos temas na pauta da gestão da companhia.
Destaque também para a descaracterização da Barragem Central da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG). No último mês de maio, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) oficializou a descaracterização da última estrutura de disposição de rejeitos construída a montante na unidade.
Tubos Oliveira é uma empresa certificada com ISO 9001 e tem atuação rigorosa nas exigências junto aos seus fornecedores, garantindo aos clientes produtos de qualidade indiscutível e completo atendimento às especificações.
Além disso, é uma empresa certificada CRC Petrobras, o que a torna capacitada para atender com total excelência diversos segmentos da indústria.
Por isso, entre em contato conosco e solicite hoje mesmo seu orçamento. Pensou em tubos, Tubos Oliveira!
This post was published on dezembro 5, 2022 8:00 am
Por que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado…
A transição para fontes de energia renovável é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. E, nesse cenário,…
A indústria química lida diariamente com substâncias agressivas, processos complexos e rigorosos padrões de segurança. Dentro desse contexto, a escolha…
As estruturas para plataformas offshore são elementos fundamentais para a exploração de petróleo e gás no ambiente marinho. Elas precisam…
Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto é essencial para a qualidade de vida da…
A construção de infraestruturas resistentes e duradouras é um desafio que exige planejamento cuidadoso e escolha criteriosa dos materiais. Estruturas…