Categories: Notícias

Setor Siderúrgico Espera Crescimento Modesto em 2023

Os produtores de aço do Brasil esperam uma expansão modesta de produção, vendas e consumo aparente da liga no país em 2023, apoiada ainda em lançamentos habitacionais e obras de infraestrutura de projetos de concessão realizados nos últimos anos.

Produção de Aço Bruto

Segundo dados do Aço Brasil, entidade que reúne os maiores produtores da liga no país, a produção de aço bruto em 2023 deve subir 2% sobre este ano, para 35,3 milhões de toneladas.

A projeção para as vendas no mercado interno é de crescimento de 1,9%, para 20,6 milhões de toneladas. Já a expectativa para o consumo aparente é de 23,7 milhões de toneladas, alta de 1,5%.

A entidade costuma revisar suas projeções ao longo do ano. Para 2022, o Aço Brasil ajustou as estimativas divulgadas em julho, com a projeção de produção passando de alta de 2,2% para queda de 4% e a de vendas no mercado interno mudando de alta de 2,5% para queda de 9,5%, segundo os dados divulgados.

Desempenho em 2022

Apesar disso, o presidente-executivo da entidade, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou que se trata de um bom desempenho em 2022, dada a forte base de comparação com 2021, em que o setor mostrou a melhor performance em uma década.

A expectativa de investimentos do setor entre 2023 e 2026 é de 40,6 bilhões de reais, após 11,9 bilhões desembolsados neste ano.

Lopes afirmou que os recursos estão sendo aplicados em modernização de instalações para redução de gargalos de produção e melhoria de mix de produtos, com as siderúrgicas locais apostando na venda de produtos de valor agregado como aços especiais e revestidos.

Projeções para 2023

Questionado sobre as premissas para as projeções iniciais para 2023, o presidente do conselho do Aço Brasil e também presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson de Paula, citou que o PIB da construção civil deve avançar entre 1,5% e 2% enquanto bens de capital devem crescer 0,5% e 1% e a indústria automotiva deverá produzir entre 5% e 6% mais veículos que 2022.

“Vemos as privatizações (de infraestrutura) que foram feitas, mais o que foi lançado no habitacional, mais Minha Casa Minha Vida, que deve dar uma acelerada nos próximos anos com o novo governo”, disse De Paula sobre as bases para as projeções para o consumo de aço no próximo ano no país.

Após 2023, na avaliação do executivo, o consumo aparente de aço no Brasil deve crescer em média 3,5% a 4% ao ano.

Ainda sobre o próximo ano, De Paula afirmou que o mercado global de aço deve “andar de lado” no consumo, impactado pelas consequências das altas de juros, mas os custos com commodities como carvão e minério de ferro devem recuar “ligeiramente ante este ano”.

  • Veja também: Líderes do mercado de mineração e siderurgia apresentam cases de sucesso do setor em BH

Pensou em Tubos? Tubos Oliveira!

Para investir em projetos com estruturas de aço de alta qualidade, confiabilidade e resistência mecânica, conheça o catálogo completo de tubos de aço carbono da Tubos Oliveira!

Os produtos da Tubos Oliveira são recomendados para os mais diversos setores da indústria, apresentando procedência e garantindo aos clientes os melhores resultados e retornos para os seus negócios.

This post was published on janeiro 4, 2023 8:00 am

Recent Posts

Dia Nacional do Aço: a importância da data e o papel da Tubos Oliveira no setor

Por que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado…

abril 9, 2025

Tubos de aço no setor de energia renovável: Seu papel na construção de infraestruturas sustentáveis

A transição para fontes de energia renovável é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. E, nesse cenário,…

abril 4, 2025

Tubulações para produtos químicos: A importância dos tubos de aço carbono na indústria química

A indústria química lida diariamente com substâncias agressivas, processos complexos e rigorosos padrões de segurança. Dentro desse contexto, a escolha…

março 28, 2025

Estruturas para plataformas offshore: Tubos de aço carbono em construções marinhas e suas vantagens competitivas

As estruturas para plataformas offshore são elementos fundamentais para a exploração de petróleo e gás no ambiente marinho.  Elas precisam…

março 21, 2025

Redes de saneamento básico: Por que os tubos de aço carbono são a melhor opção para o setor de infraestrutura?

Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto é essencial para a qualidade de vida da…

março 14, 2025

Estruturas para pontes e viadutos: Como os tubos de aço carbono são fundamentais para a construção e segurança

A construção de infraestruturas resistentes e duradouras é um desafio que exige planejamento cuidadoso e escolha criteriosa dos materiais. Estruturas…

março 6, 2025