O uso da energia renovável já é uma realidade no setor de mineração, que vem investindo na melhoria de seus processos produtivos para torná-los mais limpos.
Desta forma, contribuir para a melhoria da saúde e do meio ambiente e para a redução dos custos das empresas é um dos compromissos. “É uma tendência mundial que as empresas estejam preocupadas com o carbono zero. E as novas tecnologias limpas e renováveis estão substituindo os combustíveis fósseis”, comenta Tânia Santos, gerente de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Para ajudar as empresas neste processo, a FIEMG, por meio da Gerência de Energia, tem promovido fóruns de debates, como o Congresso de Energia realizado recentemente, demonstrando à indústria as oportunidades trazidas com a utilização de energia limpa para o processo produtivo, como contratação de energia solar fotovoltaica, eólica, hídrica.
No evento, empresas do setor minerário apresentaram seus exemplos de transição energética e soluções e estudos para substituição de energéticos. “Estamos olhando a cadeia produtiva e o processo do segmento, mostrando que tem várias possibilidades de descarbonização e muitas tecnologias”, diz Tânia.
Ela explica que uma das signatárias do “Race to Zero”, projeto lançado na COP 26, em Glasgow, Escócia, com o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2030, a FIEMG criou a Missão Carbono Zero, programa de soluções e consultorias para orientar as empresas a avaliarem seus níveis de emissões de carbono e adotarem medidas para a redução. O objetivo é fomentar a competitividade e a responsabilidade ambiental.
A Anglo American e a AngloGold Ashanti são exemplos de empresas que estão investindo no desenvolvimento de novas tecnologias de energia elétrica renovável para atingir a meta de carbono zero.
“As energias renováveis são parte de uma estratégia maior da Anglo American para cumprir seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido, entendemos que estamos cumprindo um papel relevante no combate às mudanças climáticas globais e, ao mesmo tempo, permitindo que processos mais limpos sejam concretizados, reduzindo a poluição ambiental e aumentando a qualidade de vida das populações nos locais onde elas residem”, diz Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American no Brasil.
Desde 1987, a Tubos Oliveira mantém seu compromisso de fornecer tubos de aço carbono para empresas em todo o país. Referência no mercado brasileiro, garantimos a distribuição de peças tubulares para atender prazos de projetos de vários segmentos da indústria no Brasil.
Com atendimento personalizado e suporte técnico especializado, proporcionamos soluções de qualidade e alta confiabilidade para todos os projetos. Por isso, entre em contato e conheça nosso catálogo de tubos de aço carbono, fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais, além de parâmetros rígidos de segurança.
Solicite hoje mesmo seu orçamento para comprar tubos de aço com o melhor custo-benefício. Fale com a Tubos Oliveira!
This post was published on setembro 22, 2022 9:31 am
Por que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado…
A transição para fontes de energia renovável é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. E, nesse cenário,…
A indústria química lida diariamente com substâncias agressivas, processos complexos e rigorosos padrões de segurança. Dentro desse contexto, a escolha…
As estruturas para plataformas offshore são elementos fundamentais para a exploração de petróleo e gás no ambiente marinho. Elas precisam…
Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto é essencial para a qualidade de vida da…
A construção de infraestruturas resistentes e duradouras é um desafio que exige planejamento cuidadoso e escolha criteriosa dos materiais. Estruturas…