Presentes em casas, indústrias e muitos nichos do mercado, os tubos de aço são materiais úteis e que fazem a diferença em toda a cadeia de produção. Podem ser usados para conduzir líquidos e gases, podem servir de vigas ou até mesmo como postes e para produzir brinquedos e portões, além de muitas outras utilizações. Saiba mais sobre o aço, os tubos feitos dele e porque esse material é tão importante para o cotidiano de muitas pessoas. Confira:
Algumas pessoas podem não saber, mas o aço é uma liga metálica, sendo assim possui alguns metais em sua composição, entre eles podemos citar a junção entre o carbono e o ferro, e à partir dessa liga é possível fazer outras. A grande popularidade do aço não é em vão e se dá pela produção em alta escala devido as grandes minas de minério de ferro no Brasil, pelo seu baixo custo de produção e sua ampla aplicabilidade. O aço atualmente é um dos materiais mais usados na indústria mecânica, siderúrgica e na construção civil. Perceba que são grandes nichos que usam anualmente toneladas desse nobre material que confere resistência, leveza, facilidade no manuseio e instalação.
O aço é muito famoso e como dito anteriormente é usado nas indústrias e construções. Afinal, quais os atrativos tão importantes desse material? Antes de tudo, o aço possui uma composição de materiais que por si só são resistentes, sendo assim, o aço é uma mistura nobre de metal e carbono que junta as qualidades desses elementos, formando um produto com inúmeras qualidades.
Ao mesmo tempo em que o aço é conhecido pela sua grande força, durabilidade e grande resistência à corrosão, ele também é leve e facilmente manuseado, ou seja, pode ser soldado de acordo com as necessidades do projeto sem grandes segredos. Justamente por ter essa maleabilidade em temperaturas altíssimas, o aço pode se transformar em diversas peças, que podem ser usadas desde em equipamentos simples como balanços, até em peças extremamente precisas como em peças de automóveis e de equipamentos médicos específicos. Nos projetos elétricos o aço também é muito usado, já que sua formulação confere uma grande condutibilidade.
O aço é muito famoso e como dito anteriormente é usado nas indústrias e construções. Afinal, quais os atrativos tão importantes desse material? Antes de tudo, o aço possui uma composição de materiais que por si só são resistentes, sendo assim, o aço é uma mistura nobre de metal e carbono que junta as qualidades desses elementos, formando um produto com inúmeras qualidades.
Ao mesmo tempo em que o aço é conhecido pela sua alta resistência e durabilidade ele também é leve e facilmente manuseado, ou seja, pode ser soldado de acordo com as necessidades do projeto sem grandes segredos. Justamente por ter conformabilidade em temperaturas altíssimas, o aço pode se transformar em diversas peças, que podem ser usadas desde em equipamentos simples como balanços, até em peças extremamente precisas como em peças de automóveis e de equipamentos médicos específicos. Nos projetos elétricos o aço também é muito usado, já que sua formulação confere uma grande condutibilidade.
Um importante diferencial entre os tubos de aço carbono em relação a outros é a resistência mecânica. O carbono é o principal elemento endurecedor do tubo de aço, em conjunto com outros elementos presentes no aço, como manganês e silício, tornando o material mais resistente ainda. Na produção dos tubos de aço carbono, a quantidade de carbono pode ser encontrada entre 0,10 a 0,30% e quanto maior a quantidade de carbono utilizada na confecção do tubo de aço, mais duro e resistente ele será. Os tubos de aço carbono geralmente são usados para a construção civil, seja pela sua resistência, também pela facilidade em trabalhar com o material. Todas essas características é que tornam os tubos de aço carbono tão famosos e amplamente utilizados.
O tubo de aço com costura ganha esse nome porque nos primórdios de desenvolvimento do processo era usado baixa frequência e o tubos adquiria um aspecto de costura.
O processo de fabricação é continuo e consiste na união das bordas de uma fita de aço, por aquecimento e compressão, ou seja, não há deposição de elemento para a soldagem.
Neste processo, se obtém uma gama grande de dimensões / bitolas e perfis, sendo que este tipo de tubo de aço está mais presente no mercado pela sua facilidade logística e de produção. É comumente usado na indústria automobilística, indústrias agrícolas, usinas açucareiras e até mesmo na indústria de móveis.
Ao passo em que os tubos de aço com costura são feitos à partir de uma chapa de metal e soldagem, os tubos de aço sem costura são feitos com cilindros que passam por um processo de superaquecimento para ficarem ocos e serem perfurados por laminação a quente. Sendo assim, o tubo sem costura não passa pelo processo de soldagem, sendo bastante indicado para canalização em locais onde haverá pressão. Por exemplo, os tubos de aço sem costura podem ser usados em locais com pressão de óleo na indústria petrolífera.
Os tubos redondos soldados com resistência elétrica de alta frequência e podem ser usados em equipamentos industriais, equipamentos de ginástica, estruturas metálicas, blindagens de cabos e até corrimãos. Quando usados para condução, os tubos redondos estão preparados para conduzir gases, líquidos e até produtos químicos em diferentes temperaturas. Um bom exemplo de seu uso é nos equipamentos de ar condicionado.
Os tubos de aço quadrados geralmente possuem aplicações diferentes dos tubos redondos. Por causa de sua estrutura que apresenta grande resistência mecânica, os tubos quadrados são usados em quase todas as vezes na produção de estruturas metálicas, principalmente na construção civil. Já na indústria elétrica um tubo quadrado desse tipo pode ser usado em torres de transmissão, ou até mesmo envolvendo outros cabos elétricos. Já nas indústrias petrolíferas, o importante tubo quadrado pode ser usado em esteiras e plataformas, garantindo segurança.
Os tubos retangulares não se diferem muito dos tubos quadrados. Sendo assim, esse nobre material também é muito usado para sustentar seja construções civis, como móveis também, conferindo grande durabilidade. Podem ser feitos com ou sem costura, pretos ou até mesmo galvanizados. Eles são ideais para construções variadas, e se encaixam perfeitamente em projetos de arquitetura, já que diminuem a necessidade de pilastras em uma casa, por exemplo. Outro fator que faz com que esse material seja bem visto pelos arquitetos é sua questão estética que pode ser muito aproveitada por esses profissionais.
Os tubos de aço estruturais são feitos à partir do aço carbono, podendo ser produzidos em diversos diâmetros e perfis, sendo os retangulares e quadrados os mais usados. São soldados eletricamente pelo modo (ERW-HF) em alta frequência. Também podem sem costura e são usados em estruturas metálicas de diversos nichos. Esses tubos são feitos com padronagem internacional e nacional, sendo assim, eles seguem as normas NBR 8261, ASTM A 500, NBR 6591.
Pesquisas ao redor do mundo confirmam que a corrosão é a principal causa que faz com que exista perda de ferro em todos os países. Para evitar isso, foi criado o processo de galvanização, um dos mais antigos e que faz toda a diferença até nos tempos atuais. Entre as formas de galvanização existentes, a galvanização de zincagem a imersão quente é a mais comum e mais bem sucedida.
A galvanização consiste na aplicação de diversas camadas de zinco nos tubos de aço, independente do seu tipo, ou seja, qualquer tubo de aço pode ser galvanizado. O zinco possui uma importante função: é um anticorrosivo que garante muito mais resistência para os tubos, aumentando assim a vida útil do tubo.
Desde 1987 produzindo tubos de aço em vários formatos e tipos, a Tubos Oliveira é referência no país e trabalha também com galvanização e aço carbono, sempre seguindo as normas DIN. Saiba mais sobre nós e entre em contato. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada por uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo!
Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.
This post was published on janeiro 31, 2020 4:33 pm
A eficiência e a segurança operacional são essenciais em ambientes industriais. Os tubos de aço quadrados emergem como uma solução…
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…