Em qualquer organização ou construção, seja uma casa, prédio residencial, prédio comercial, indústria, loja ou outros, a segurança não pode ser ignorada sob nenhuma circunstância. Riscos de incêndio existem em qualquer ambiente e para evitar isso, você deve estar preparado. Sendo assim, muitos locais são equipados com redes de proteção contra incêndio, composto de tubos de aço para condução de água, chuveiros, bombas e válvulas de controle. Os tubos de aço para redes de incêndio são essenciais para o sistema anti chamas.
O sistema anti incêndio precisa estar completo, com os melhores produtos e com a manutenção em dia. Como dito anteriormente, ele é repleto de itens que tornam o controle das chamas mais fácil, em específico o tubo de aço. Entenda mais sobre esse importante componente e seu papel nesse sistema que precisa de resistência e estanqueidade.
De maneira geral os tubos são produzidos de acordo com as Normas NBR 5580 e NBR 5590, podendo ser revestidos com zinco ou sem revestimento.
As redes de proteção contra incêndio são sistemas que impedem a propagação de chamas em um incêndio, assim como apagam o fogo. Cada projeto de proteção contra incêndios deve ser preparado juntamente com a planta do local, levando em consideração os fatores essenciais como saídas de emergência, escadas, portas corta-fogo e etc. Existem muitos serviços e componentes na rede de incêndio, que devem atender aos requisitos da regulamentação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é um documento obrigatório para todos os projetos comerciais e edifícios residenciais.
Vários setores do mercado usam redes de proteção contra incêndio, como engenharia e construção, usinas de açúcar, álcool, energia, empresas de gás natural, indústria metalúrgica, indústria naval, indústrias química e petroquímica, indústria têxtil, celulose e papel, mineração, cimento, caldeiras, montagem e instalação.
Para que o sistema anti incêndio funcione corretamente, é necessário que ele tenha alguns componentes obrigatórios para ser aprovado pelo AVCB. Os componentes da rede de incêndio são certificados e seguem um rígido padrão de qualidade:
Deve-se lembrar que não é qualquer tipo de tubo de aço que pode ser usado. É necessário que o produto tenha características específicas para atender as necessidades de um projeto complexo como esse. Os tubos de aço usados nas redes de proteção contra incêndio devem atender os requisitos específicos das Normas Técnicas devido a eventual exposição a temperaturas e pressão da água. Para garantir a eficiência da rede, é necessário usar tubos de qualidade comprovada e de procedência conhecida, evitando assim a compra de produtos sem as certificações das normas ABNT, por exemplo.
Para instalar redes de incêndio, você deve analisar o local, classificar riscos e verificar outros acessórios que compõem esta rede, como mangueiras, tubos, registros, sprinklers, válvulas, entre outros. Isso garantirá que o sistema de prevenção opere normalmente. Uso de materiais corretos e adequada manutenção podem evitar corrosão e vazamento, tornando a rede de incêndio segura e confiável.
Jatos de água de alta pressão são usados em incêndios para extinguir chamas mais rapidamente. No entanto, antes de chegar até a mangueira, a água passa por uma série de tubos especiais projetados para suportar pressão da água. Estes tubos são de aço carbono e possuem excelente desempenho em sistemas sob pressão.
Os tubos de aço carbono utilizados em redes de incêndio precisam ter características específicas, para garantir sua resistência, baixa manutenção e atendimento aos requisitos da Norma. Sendo assim, os tubos de aço podem ser galvanizados e possuírem diâmetro e espessura específico.
Os tubos de aço galvanizados para combate a incêndio são revestidos com zinco. Além de serem muito úteis nas redes de incêndio, esses tubos também podem ser utilizados para conduzir fluidos não corrosivos, como água, vapor, gás natural, petróleo, instalações residenciais e de construção, ar comprimido e ar condicionado sendo muito aplicado em diferentes setores do mercado industrial brasileiro.
A galvanização a quente é um processo que consiste na aplicação, por imersão, de uma camada de zinco nos tubos de aço carbono para evitar a corrosão destes tubos. O processo de realizado em cinco etapas: desengraxe para remover óleo e graxa, decapagem com objetivo de remover oxidação, fluxagem para melhorar a uniformidade da camada de zinco ao longo do tubo, zincagem que consiste em imergir o tubo no banho de zinco e finalmente a passivação com objetivo de proteger contra o surgimento da oxidação branca.
Impedindo o desgaste interno e externo dos tubos de aço carbono, a galvanização é um procedimento que traz outras qualidades essenciais para um projeto de rede de incêndio. Feita de acordo com normas internacionais e nacionais, a galvanização além de proteger os tubos de intempéries, também aumenta a durabilidade dos tubos. A galvanização é muito importante para diversos tipos de tubos de aço carbono, mas muito utilizado especificamente em tubos para incêndio.
Antes de falar quais qualidades os tubos precisam ter, é necessário verificar a procedência deles, verificando se eles são fabricados de acordo com as normas ABNT. Entre as principais qualidades que um tubo de aço carbono galvanizado precisa ter estão:
Dependendo do tipo de projeto que será feito, o diâmetro e espessura dos tubos da rede de incêndio variam. Dessa maneira, é preciso planejar corretamente, se atentando a todos os detalhes, para que os tubos corretos sejam escolhidos, e não haja problemas na hora em que precisarem ser usados em uma emergência.
As instalações de proteção contra incêndio são uma das etapas mais importantes de qualquer obra, porque seu principal objetivo é garantir que todos os procedimentos sejam realizados com segurança. Elementos como boa instalação, tubulação e conexões para proteção contra incêndio, bem como diretrizes bem orientadas e profissionais altamente qualificados que acompanham a instalação são os fatores fundamentais para garantir o sucesso da obra.
As dimensões dos tubos e conexões de incêndio variam de acordo com a necessidade, tornando esses objetos versáteis para diversos tipos de projetos contra incêndio. Esses materiais fazem parte de uma infinidade de setores industriais, assim como em construções. Ao falar sobre controle de incêndio, os tubos de aço possuem uso predominante em:
É sempre importante investir em tubos e conexões de proteção contra incêndio em um edifício, porque esta é uma alternativa segura que pode evitar grandes prejuízos que possam ocorrer. Uma boa estratégia de prevenção de incêndios requer tubos e conexões de alta qualidade para tornar o projeto contra incêndio realmente eficaz.
Trabalhando há mais de 32 anos com tubos de aço, a Tubos Oliveira tem experiência na distribuição de tubos de aço carbono, galvanizados, com e sem costura, trefilados, quadrados, retangulares, usinados, redondos, de condução e muito mais. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é focado na personalização e no seu sucesso.
Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.
This post was published on abril 20, 2020 5:36 pm
A eficiência e a segurança operacional são essenciais em ambientes industriais. Os tubos de aço quadrados emergem como uma solução…
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…