Muito comuns nas construções civis, usinas, fábricas, indústrias em geral e até mesmo em brinquedos, os tubos de aço carbono são essenciais para trazer força e segurança para esses projetos. Mas algumas vezes quando o assunto é tubos de aço, entra a dúvida: o que é aço inox e aço carbono? Quais as diferenças entre eles? E muitas outras. O que é normal, já que ambos os materiais estão muito presentes no cotidiano.
Ambos os materiais possuem qualidades inigualáveis e por isso estão tão presentes na indústria e em móveis, construções, brinquedos e mais. Porém, possuem certas diferenças que os tornam mais adequados para determinadas situações. Sendo assim, entender melhor sobre as especificações de ambos os materiais é ideal para saber diferenciá-los. Confira as características do aço carbono e inox e tire suas dúvidas!
Aço carbono é formado com a liga entre ferro e carbono. Geralmente, a quantidade de carbono na liga varia de 0,30 a 1,00%. A presença do carbono torna os tubos mais resistentes, rígidos e ideais para diversas atividades industriais. Existem diversos tipos de aço carbono, com pequena, média e alta concentração de carbono, geralmente separadas em 0,30%, 0,60% e até 1,00% de carbono, respectivamente.
Por não ter tantos componentes antioxidantes, o aço carbono pode sofrer pequenas corrosões a água, sendo que tubos com 1,00% de carbono são mais antioxidantes, lembrando que o processo de galvanização impede que isso ocorra, tornando os tubos inoxidáveis a qualquer intempérie.
Diferente do aço carbono onde há apenas a liga de 2 tipos de metais, o aço inoxidável possui em sua composição ferro, níquel, cromo e carbono, gerando ótima resistência ao calor e a corrosão, por isso esse tipo de aço ganha esse nome.
O aço inoxidável é um ótimo aliado para diversos nichos da construção civil e indústrias e está presente até em objetos pequenos como panelas, talheres, piercings e outros adereços. São muito importantes e de fácil disponibilidade, desde que produzidos com responsabilidade e de acordo com as normas.
Quando se fala em aço, não existe um melhor ou pior, apenas o mais indicado para determinadas situações. Por serem feitos de acordo com normas e padronizações nacionais e internacionais, nenhum tipo de aço possui baixa qualidade. Sendo assim, as diferenças entre um e outro está na maleabilidade, resistência mecânica e a corrosão, por exemplo. Cada projeto necessita de um tipo de aço, sendo que o aço carbono é mais utilizado na produção de diversos tipos de tubos, entre eles: com e sem costura, trefilados, quadrados, de condução, redondos e retangulares.
Trabalhando há mais de 32 anos com tubos de aço, a Tubos Oliveira tem experiência na distribuição de tubos de aço carbono, galvanizados, com e sem costura, trefilados, quadrados, retangulares, usinados, redondos, de condução e muito mais. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é focado na personalização e no seu sucesso.
Presente desde 1987 no mercado, já são mais de 3 décadas de experiência e uma completa linha de tubos de aço carbono. Nosso atendimento é prestado de forma diferenciada através de uma equipe que entende o seu projeto e está disposta a concretizá-lo.
This post was published on março 16, 2020 6:11 pm
A eficiência e a segurança operacional são essenciais em ambientes industriais. Os tubos de aço quadrados emergem como uma solução…
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…