Notícias

Preço do minério dobra em um ano e retorna a US$ 220 por tonelada

O minério de ferro alcançou o valor de negociação de 220 dólares por tonelada em meados de junho, conforme divulgado em matéria publicada pelo jornal Valor Econômico.

Os dados ganharam destaque após o governo da China promover ações para conter o avanço dos preços das commodities nos últimos meses. No entanto, com a correção nos valores da principal matéria-prima do aço no primeiro semestre de 2021, o preço médio do material chegou a 180,55 dólares por tonelada, sendo considerado o dobro do valor registrado na comparação deste mesmo período em 2020.

Valorização do minério de ferro no mundo

A demanda aquecida e a observação de restrições na oferta foram os principais fatores que influenciaram nos impactos positivos para a valorização da commodity na primeira quinzena de junho.

Além destes motivos identificados no começo de junho, o mercado de minério contou também com o crescimento econômico mais fortalecido em diferentes regiões do mundo, o que acabou impactando na alta valorização das matérias-primas.

Previsão de correções nos valores no segundo semestre de 2021

Consultores e analistas de mercado afirmam que há expectativas de correções nos preços elevados a partir do segundo semestre deste ano, dependendo dos níveis de produção de aço na China. Analista do CRU Group, Erik Hedborg informou que a previsão é pela diminuição à medida que haja acomodação no mercado. É importante destacar que de janeiro a maio, a produção de aço no país chinês teve aumento de 17% em comparação ao mesmo período de 2020.

Em relatório elaborado pela companhia Moody’s Investors Service, as expectativas para os preços das matérias-primas minerais são de projeções elevadas a médio prazo, seguindo a alta demanda global. 

A agência tem uma estimativa do minério de ferro chegar ao valor de 160 dólares por tonelada nos próximos 12 meses. A equipe da companhia explicou no documento que as premissas de preços no curto prazo foram elevadas também para refletir a recuperação econômica mundial mais fortalecida, além da recomposição de estoques.

Compre tubos de aço com e sem costura com a Tubos Oliveira.

Encontre a melhor oferta de tubos de aço com e sem costura para o seu projeto na Tubos Oliveira. Garantimos entrega rápida para todas as regiões do Brasil.

Com uma estrutura de 44.000 m², oferecemos o estoque de tubos de aço mais diversificado para sua empresa. Pensou em tubos de aço? Tubos Oliveira.

This post was published on julho 23, 2021 9:46 am

Recent Posts

Tubos de Aço Carbono: a escolha de excelência para estruturas metálicas

Na indústria da construção, a escolha do material certo é fundamental para garantir a solidez e durabilidade das estruturas metálicas.…

março 31, 2024

Tubos de Aço: Soluções versáteis e duráveis para ambientes industriais

Os tubos de aço são elementos presentes em diversos ambientes industriais, proporcionando soluções eficientes e duráveis para uma variedade de…

março 26, 2024

Tubos Schedule: Mais que condutores, fundamentais para sua construção

Os Tubos Schedule, também conhecidos como Tubos de Aço NBR 5590 / ASTM A 106 / API 5L ou Tubos…

março 26, 2024

Explorando a importância dos ensaios não destrutivos em tubos de aço de condução

Os tubos de aço de condução são utilizados em diversas indústrias, sustentando o fluxo seguro de fluidos e garantindo a…

março 25, 2024

Desvendando os processos: Tubos com e sem costura na indústria

Ao adentrarmos o complexo universo dos tubos de aço, deparamo-nos com uma distinção importante que tem implicações técnicas significativas: a…

março 25, 2024

Normas e Regulamentações: Escolhendo os Tubos de Aço Adequados para Caldeiras e Trocadores de Calor

Na indústria, a seleção adequada de materiais é de extrema importância para garantir a eficiência e segurança de equipamentos críticos,…

março 25, 2024