Categories: NormasTubos de Aço

O que significa ASTM e quais são as principais normas de tubos aplicadas no Brasil?

Para que um tubo de aço seja confiável, é necessário que ele siga diversas normas, sejam elas internacionais, como as da ASTM e as nacionais, da ABNT. Inúmeras normas existem para garantir que os tubos sejam produzidos de maneira padronizada, assim como sejam testados para ter a sua eficácia e resistência comprovada!

Entenda mais sobre as principais normas de tubos e ASTM

Entender sobre as principais normas de tubos é muito importante para saber se está sendo enganado: todos tipos de tubos de aço precisam seguir normas e se você for comprar um tubo que não estiver nenhuma certificação, esqueça. Confira sobre as principais normas de tubos de aço e o que é ASTM:

O que significa ASTM

A ASTM (American Society for Testing and Materials) é um órgão internacional que desenvolve e publica normas de diversos produtos, sistemas e até mesmo serviços. ASTM é considerada a maior incorporadora de normas no mundo todo e tem grande importância em todos os países. Mantida por milhares de membros, esse órgão já criou mais de 12.000 normas, facilitando processos, padronizando e trazendo segurança para centenas de nichos.

Inclusive quando o assunto é tubos de aço as Normas Técnicas da ASTM são essenciais para especificar características dos tubos. Conheça algumas destas normas mais usadas no Brasil e as similares brasileiras ABNT NBR:

ASTM A 500 – equivalente NBR 8261

ASTM A500 é uma especificação emitida pela ASTM para tubos de aço estrutural. Semelhante a NBR 8261, ela exige requisitos sobre encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com e sem costura, sejam eles quadrados, redondos ou retangulares, destinados para construção soldada, rebitada ou parafusada de pontes, edifícios e para fins estruturais gerais.

ASTM A106 – equivalente NBR 6321

É a especificação padrão para tubos de aço carbono sem costura, para serviços de alta temperatura e são adequados para operações de soldagem, dobra,e flangeamento. É muito comum o uso de tubos desta Norma em refinarias, usinas em geral e fábricas de petróleo que transportam vapor em alta pressão ou líquido sob alta temperatura ou pressão. É muito importante para garantir a resistência e segurança do projeto.

Outras Normas ASTM comercializadas pela Tubos Oliveira:

  • ASTM A 178
  • ASTM A 214
  • ASTM A 179
  • ASTM A 53 ( comercializada na NBR 5590)

Conte com a Tubos Oliveira

Desde 1987 trabalhando com a distribuição de tubos de aço carbono de diversos tipos e especificações, somos referência em apresentar os melhores produtos, seguindo as certificações ASTM e ABNT. Conte conosco!

This post was published on abril 28, 2020 7:50 pm

Recent Posts

Tubo Quadrado: Manutenção e durabilidade em ambientes industriais

Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…

novembro 15, 2024

Como a norma para tubos de aço influencia projetos de infraestrutura?

Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…

novembro 8, 2024

Normas para tubos de aço: A importância de seguir as normas na construção civil

Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…

novembro 1, 2024

Tubos de aço na fabricação de peças e acessórios automotivos

Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…

outubro 25, 2024

Soluções em Corte a Laser e Usinagem para produção de peças tubulares

A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…

outubro 18, 2024

Aplicação de tubos de aço no setor de mineração

Os tubos de aço são componentes essenciais em diversas indústrias, e sua aplicação no setor de mineração é especialmente significativa.…

outubro 14, 2024