O mercado interno de produtos siderúrgicos passará por forte acomodação em 2022, conforme projeções do Instituto Aço Brasil. A entidade estima crescimento de 2,5% das vendas internas, no próximo ano, para 23,35 milhões de toneladas. O consumo aparente também tende a se acomodar, com alta de 1,5%, para 27,05 milhões de toneladas, ante o aumento de 24,3%, para 26,65 milhões de toneladas neste ano.
“Acreditamos que os patamares de demanda se sustentam em 2022”, disse o presidente do conselho diretor do Aço Brasil, Marcos Faraco, em entrevista coletiva. Segundo ele, inflação e juros são pontos de atenção, mas os sinais são de um “ano bom” para o setor. Há “nuvens de atenção a serem acompanhadas ao longo do ano”, segundo Faraco, que serão monitoradas.
O presidente executivo da entidade, Marco Polo de Mello Lopes, informou que a entidade trabalha com a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% no próximo ano. A projeção supera as estimativas do mercado que vão de retração da economia a expansão máxima inferior a 1% em 2022.
O Aço Brasil aposta também em aumento da demanda por aço para obras de infraestrutura, além de bens de capital e implementos agrícolas – as exportações de grãos têm aumentado.
Segundo Lopes, o grau de uso da capacidade do setor está muito baixo. Considerando-se o período de janeiro a outubro, a média de utilização da capacidade ficou em 71,4%. A média mensal de vendas de laminados, no período, foi de 1,906 milhão de toneladas, com expansão de 19,6% na comparação anual.
Com o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, houve queda na demanda e consumo de estoques de aço. “Em seguida, vieram a retomada em V da economia e a recomposição de estoques”, disse o presidente executivo do Aço Brasil. Com o aumento da demanda e o “boom” dos preços da commodities, houve elevação de preços do aço no Brasil e no mundo.
Segundo Lopes, a entidade não aceita “colocação de especulação de preços”. Ele ressaltou que os incrementos resultaram de altas no mercado internacional decorrentes das variações dos valores de matérias-primas como minério de ferro e carvão. Segundo o Aço Brasil, os investimentos no setor projetados de 2021 a 2015 somam R$ 45 bilhões.
A Tubos Oliveira é referência no mercado brasileiro desde 1987 por meio do fornecimento de peças tubulares em todas as regiões do país. Atendemos prazos de projetos de empresas de vários segmentos da indústria.
O atendimento personalizado e o suporte técnico especializado são os grandes diferenciais da Tubos Oliveira, que possibilita muito mais confiabilidade, qualidade e segurança para seu negócio. Nossos tubos de aço carbono são fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais de qualificação.
Para conhecer nosso catálogo completo de tubos de aço, entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento com o melhor custo-benefício. Pensou em tubos de aço, pensou Tubos Oliveira!
This post was published on janeiro 24, 2022 9:30 am
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…
Os tubos de aço são componentes essenciais em diversas indústrias, e sua aplicação no setor de mineração é especialmente significativa.…
O controle de qualidade é um aspecto muito importante na fabricação de tubos de aço, impactando diretamente na segurança, durabilidade…
A Norma NBR 5580 é essencial para garantir a qualidade e segurança dos tubos de aço carbono utilizados em diversas…