MATRIZ: Av. Amâncio Gaiolli, 1065 | Guarulhos/SP

|

FILIAL: Av. Marginal José Osvaldo Marques, 2032 Sertãozinho/SP

Mercado de aço projeta acomodação da demanda

janeiro 24, 2022 | Tubos Oliveira Notícias

O mercado interno de produtos siderúrgicos passará por forte acomodação em 2022, conforme projeções do Instituto Aço Brasil. A entidade estima crescimento de 2,5% das vendas internas, no próximo ano, para 23,35 milhões de toneladas. O consumo aparente também tende a se acomodar, com alta de 1,5%, para 27,05 milhões de toneladas, ante o aumento de 24,3%, para 26,65 milhões de toneladas neste ano.

Demanda de aço em 2022

“Acreditamos que os patamares de demanda se sustentam em 2022”, disse o presidente do conselho diretor do Aço Brasil, Marcos Faraco, em entrevista coletiva. Segundo ele, inflação e juros são pontos de atenção, mas os sinais são de um “ano bom” para o setor. Há “nuvens de atenção a serem acompanhadas ao longo do ano”, segundo Faraco, que serão monitoradas.

O presidente executivo da entidade, Marco Polo de Mello Lopes, informou que a entidade trabalha com a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% no próximo ano. A projeção supera as estimativas do mercado que vão de retração da economia a expansão máxima inferior a 1% em 2022.

Aço para infraestrutura, bens de capital e setor agrícola

O Aço Brasil aposta também em aumento da demanda por aço para obras de infraestrutura, além de bens de capital e implementos agrícolas – as exportações de grãos têm aumentado.

Segundo Lopes, o grau de uso da capacidade do setor está muito baixo. Considerando-se o período de janeiro a outubro, a média de utilização da capacidade ficou em 71,4%. A média mensal de vendas de laminados, no período, foi de 1,906 milhão de toneladas, com expansão de 19,6% na comparação anual.

Consumo dos estoque de aço

Com o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, houve queda na demanda e consumo de estoques de aço. “Em seguida, vieram a retomada em V da economia e a recomposição de estoques”, disse o presidente executivo do Aço Brasil. Com o aumento da demanda e o “boom” dos preços da commodities, houve elevação de preços do aço no Brasil e no mundo.

Segundo Lopes, a entidade não aceita “colocação de especulação de preços”. Ele ressaltou que os incrementos resultaram de altas no mercado internacional decorrentes das variações dos valores de matérias-primas como minério de ferro e carvão.  Segundo o Aço Brasil, os investimentos no setor projetados de 2021 a 2015 somam R$ 45 bilhões.

Para novos projetos, compre tubos de aço com a Tubos Oliveira

A Tubos Oliveira é referência no mercado brasileiro desde 1987 por meio do fornecimento de peças tubulares em todas as regiões do país. Atendemos prazos de projetos de empresas de vários segmentos da indústria.

O atendimento personalizado e o suporte técnico especializado são os grandes diferenciais da Tubos Oliveira, que possibilita muito mais confiabilidade, qualidade e segurança para seu negócio. Nossos tubos de aço carbono são fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais de qualificação.

Para conhecer nosso catálogo completo de tubos de aço, entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento com o melhor custo-benefício. Pensou em tubos de aço, pensou Tubos Oliveira!

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR CONTATO