As exportações de sucata ferrosa, insumo usado na composição de aço pelas usinas siderúrgicas, voltaram a crescer em março deste ano, atingindo 50.217 toneladas, alta de 56% em relação a fevereiro (32.191 toneladas) e de 126% comparadas ao mesmo mês do ano passado.
No acumulado do primeiro trimestre, as exportações chegaram a 120.612 toneladas, ante 64.883 toneladas nos primeiros três meses de 2021, um aumento de 86%, conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex.
Segundo o presidente do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), Clineu Alvarenga, o conflito na Ucrânia continua a afetar os preços da sucata metálica no mercado internacional. “A alta também nos preços do insumo chegou ao Brasil em abril”, afirma Alvarenga. Ele acrescenta que os recicladores brasileiros só exportam o excedente não consumido no mercado interno.
Segundo uma fonte ouvida pela S&P Global Platts, agência americana especializada em fornecer preços-referência e benchmarks para os mercados de commodities, com a alta dos custos, principalmente dos combustíveis, os recicladores vêm negociando a sucata metálica por preços mais elevados em abril.
Os preços do ferro gusa e do minério de ferro deram grande salto em função da guerra, com a paralisação de usinas, e o reflexo ocorreu também na sucata metálica.
O Inesfa irá realizar um seminário para formalizar a entidade como representante de todos os setores da reciclagem, incluindo ferro e aço, vidro, papel, alumínio e plástico, um total de mais de 5 milhões de pessoas que vivem dessa atividade no país. O Inesfa vai representar e será o porta-voz dos recicladores em todo o país.
“Os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’) na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular. Mas, apesar disso, ainda são pouco reconhecidos e estimulados, principalmente pelos três poderes do país, Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirma Clineu Alvarenga.
A Tubos Oliveira é referência no mercado brasileiro desde 1987 por meio do fornecimento de peças tubulares em todas as regiões do país. Atendemos prazos de projetos de empresas de vários segmentos da indústria.
O atendimento personalizado e o suporte técnico especializado são os grandes diferenciais da Tubos Oliveira, que possibilita muito mais confiabilidade, qualidade e segurança para seu negócio. Nossos tubos de aço carbono são fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais de qualificação.Para conhecer nosso catálogo completo de tubos de aço, entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento com o melhor custo-benefício. Pensou em tubos de aço, pensou Tubos Oliveira!
This post was published on maio 18, 2022 9:40 am
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…
Os tubos de aço são componentes essenciais em diversas indústrias, e sua aplicação no setor de mineração é especialmente significativa.…