Categories: Notícias

Economia terá queda menos drástica do que o planejado. Confira

Três meses depois de o Brasil ser atingido pela pandemia de coronavírus, as expectativas para o desempenho da economia neste ano pararam de piorar, convergindo para uma queda de 6,5%. Ainda há projeções mais pessimistas, mas a novidade é que alguns economistas começaram a falar em surpresas do lado positivo que podem aliviar um pouco a recessão! Notícias boas a caminho? É isso o que dizem alguns especialistas!

Daqui para frente as chances de boas notícias são maiores do que de más notícias, já que a previsão oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é de estabilidade até retração de 6,4%. O tom esperançoso se sustenta em indicadores de alta frequência mais positivos divulgados recentemente e numa aposta de que os programas de transferência de renda do governo e de fomento de crédito farão a diferença na atividade.

Os argumentos estão longe do consenso: alguns economistas ouvidos dizem que o desemprego que será causado pela pandemia nos próximos meses vai provocar uma queda de renda mais forte do que os ganhos gerados pelos programas oficiais de renda e de crédito.

No começo da pandemia, o consenso entre os analistas econômicos era de um crescimento do PIB de 2% em 2020. Por causa da pandemia, em fins de maio, cerca de 10% dos analistas projetavam uma recessão de 8% a 10% e cerca de 5% previam queda de dois dígitos. Mais recentemente, o grau de dispersão das projeções, medida pelo desvio padrão, caiu em um terço. Ou seja, eles parecem mais coesos numa queda de 6,5% no PIB.

Uma mudança de avaliação de dados

Diante de um choque muito diferente dos anteriores, dados normalmente usados para medir o pulso da economia – como vendas do comércio e produção industrial – perderam protagonismo para uma nova safra de indicadores de mais alta frequência, como dados de mobilidade do Google, consumo de energia e vendas capturadas pelas maquininhas de cartões. Outro conjunto de dados confirma que as pessoas não estão saindo de casa apenas para comprar, mas também para produzir.

Toda ação tem suas consequências

Os erros na reação à pandemia – como a falta de coordenação no isolamento de Estados e municípios – resultaram na extensão das transferências de renda e no aumento do déficit primário, que terá seus reflexos negativos em 2021, ao elevar a incerteza quanto à sustentabilidade da dívida pública. É uma avaliação partilhada por José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator, para quem o cenário é mais negativo para o PIB e para as contas públicas. A instituição prevê queda de 7,4% no PIB em 2020 e estabilidade em 2021.

Conte com a presença da Tubos Oliveira

A pandemia veio sem precedentes, algo que ninguém planejava, não é mesmo? E o trabalho da Tubos Oliveira se mantém nos bons e maus momentos e crises! Nosso estoque de tubos de aço está completo, esperando seu pedido para nutrir a economia do país! Conte conosco.

This post was published on julho 21, 2020 1:05 pm

Recent Posts

Dia Nacional do Aço: a importância da data e o papel da Tubos Oliveira no setor

Por que o Dia Nacional do Aço é comemorado em 9 de abril? O Dia Nacional do Aço é celebrado…

abril 9, 2025

Tubos de aço no setor de energia renovável: Seu papel na construção de infraestruturas sustentáveis

A transição para fontes de energia renovável é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. E, nesse cenário,…

abril 4, 2025

Tubulações para produtos químicos: A importância dos tubos de aço carbono na indústria química

A indústria química lida diariamente com substâncias agressivas, processos complexos e rigorosos padrões de segurança. Dentro desse contexto, a escolha…

março 28, 2025

Estruturas para plataformas offshore: Tubos de aço carbono em construções marinhas e suas vantagens competitivas

As estruturas para plataformas offshore são elementos fundamentais para a exploração de petróleo e gás no ambiente marinho.  Elas precisam…

março 21, 2025

Redes de saneamento básico: Por que os tubos de aço carbono são a melhor opção para o setor de infraestrutura?

Garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto é essencial para a qualidade de vida da…

março 14, 2025

Estruturas para pontes e viadutos: Como os tubos de aço carbono são fundamentais para a construção e segurança

A construção de infraestruturas resistentes e duradouras é um desafio que exige planejamento cuidadoso e escolha criteriosa dos materiais. Estruturas…

março 6, 2025