A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), alcançou resultados recordes na produção de aços de alta tecnologia (HTS) em 2021. Na média do ano passado, os aços de alta tecnologia representaram 24,4% da produção de 2,8 milhões de toneladas. A linha de produtos premium chegou a 42% de participação da produção de novembro, o recorde mensal.
Segundo a siderúrgica, outro resultado inédito de qualidade conquistado em 2021 foi a performance a nível de Seis Sigma das placas CSP. Essa classificação internacional de qualidade é utilizada quando os fornecedores promovem perdas em seus clientes abaixo de 3,4 ppm (partes por milhão).
Em 2021, a empresa teve desempenho de eficiência superior a 99,9%, reduzindo o índice de sucata/downgrade de seus clientes na produção de aço para 1,5 ppm. “Esse resultado atesta a excelência da siderúrgica e a qualifica como uma fornecedora de alto padrão”, diz a companhia.
“Nós conseguimos aumentar o percentual de aços de alta tecnologia com um excelente índice de qualidade. Desde 2018, a CSP já era um fornecedor típico de classe mundial. Mas fechamos 2021 com a performance máxima, de Seis Sigma.
Isso, em geral, é a classificação necessária para atender a indústria aeronáutica, que exige muito mais qualidade, onde o índice de falha tem que ser menor ainda”, explica o gerente geral de Metalurgia e Qualidade na CSP, Alex Nascimento.
Indústria do petróleo e automotiva
Os aços de alta tecnologia se diferenciam das placas de aço comerciais por serem destinados a aplicações que requerem maior variedade de elementos químicos na composição e por exigirem extrema limpidez.
As tubulações para a passagem de petróleo ou gás, por exemplo, demandam aços com 16 elementos químicos. Para torres eólicas, motores, equipamentos de linha amarela (maquinários pesados) e construção de pontes, a resistência mecânica abrasiva é essencial.
Para o contato com o petróleo, o aço deve estar apto a ambientes corrosivos e de temperaturas agressivas. Em automóveis, esses aços HTS são aplicados a peças de segurança, estruturais e na barra de direção, por exemplo. Para a composição externa do veículo, o aço deve ter conformação mecânica, possibilitando as curvas e o complexo design.
“A CSP tem uma instalação que é totalmente alinhada e projetada para o desenvolvimento desses aços de alta tecnologia. É uma planta extremamente moderna em termos de equipamentos e com empregados qualificados. Mas tudo isso precisa que órgãos externos atestem essa capacidade. Constantemente, recebemos agências certificadoras, visitas de clientes e os mais diversos tipos de auditorias, quando mostramos nosso gerenciamento e capacidade de produzir esses aços”, detalha o gerente geral de Metalurgia e Qualidade.
Fonte: Inda
A Tubos Oliveira mantém seu compromisso de atender demandas de projetos de vários segmentos da Indústria no Brasil através do fornecimento de tubos de aço carbono.
Com o estoque mais diversificado de tubos de aço do país, garantimos entregas agilizadas em todo o território nacional. Nossos tubos de aço são fabricados com rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Por isso, entre em contato conosco e solicite hoje mesmo seu orçamento. Pensou em tubos de aço, pensou na Tubos Oliveira!
This post was published on março 8, 2022 10:31 am
A eficiência e a segurança operacional são essenciais em ambientes industriais. Os tubos de aço quadrados emergem como uma solução…
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…