Tubos de Aço

Consumo de aço se fortalece na América Latina, diz Alacero

Com o principal objetivo de abastecer a demanda do mercado local, a indústria siderúrgica apresentou melhoras no nível de produção e recuperou os indicadores observados anteriormente ao início da pandemia de Covid-19. 

Brasil contribui para melhorar a demanda de aço

O relatório divulgado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero) mostra o Brasil como o país que mais incentivou e contribuiu para a melhora do desempenho da demanda de aço, alcançando um aumento de 8,8% com o quinto mês consecutivo acima de 2 milhões de toneladas mensais. 

O indicador não era registrado desde o mês de junho de 2018. A Argentina demonstrou também uma alta de 10,8% no consumo de janeiro em comparação a dezembro de 2020.

Consumo de Aço em alta

O consumo de aço apresenta uma constante evolução devido à recuperação da demanda, aumento do índice de produção industrial e da manufatura, além da recomposição dos estoques para consumidores finais e cadeia de distribuição. 

Em janeiro de 2021, o consumo do aço subiu pelo nono mês consecutivo, somando 6,09 milhões de toneladas. Esse número representa 12,7% mais do que os indicadores de janeiro do ano passado.

Equilíbrio entre demanda e produção de aço

De acordo com o diretor-geral da Alacero, Francisco Leal, o período atual de incertezas deve ser enfrentado como uma etapa do processo para conseguir o equilíbrio necessário entre a demanda e a produção. 

O momento é de cautela para manter os cuidados em relação às condições do mercado diante da ameaça crescente das importações e do aumento no déficit comercial.

Em fevereiro deste ano, a produção acumulada de aço bruto foi de 10,21 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,9% comparado ao mesmo período do ano de 2020. Sendo assim, é possível observar que a recuperação macroeconômica deve acelerar na segunda metade do ano de 2021.

O diretor-geral da Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), Francisco Leal, espera que a produção mantenha sua curva ascendente, enquanto o consumo sustenta seu crescimento em níveis regionais.

Aumento na Demanda? Conte com a parceria de confiança da Tubos Oliveira!

Para acompanhar a evolução do segmento de mineração, a Tubos Oliveira atua no mercado desde 1987 com soluções de tubos de aço carbono para atender projetos diversificados em todo o Brasil.

Nosso compromisso é oferecer produtos de qualidade superior, com atendimento personalizado e entrega agilizada para garantir a satisfação de nossos parceiros.


Está pensando em acelerar seus projetos com o uso de tubos de aço? Fale hoje mesmo com a Tubos Oliveira.

This post was published on maio 31, 2021 1:43 pm

Recent Posts

Tubos de Aço Carbono: a escolha de excelência para estruturas metálicas

Na indústria da construção, a escolha do material certo é fundamental para garantir a solidez e durabilidade das estruturas metálicas.…

março 31, 2024

Tubos de Aço: Soluções versáteis e duráveis para ambientes industriais

Os tubos de aço são elementos presentes em diversos ambientes industriais, proporcionando soluções eficientes e duráveis para uma variedade de…

março 26, 2024

Tubos Schedule: Mais que condutores, fundamentais para sua construção

Os Tubos Schedule, também conhecidos como Tubos de Aço NBR 5590 / ASTM A 106 / API 5L ou Tubos…

março 26, 2024

Explorando a importância dos ensaios não destrutivos em tubos de aço de condução

Os tubos de aço de condução são utilizados em diversas indústrias, sustentando o fluxo seguro de fluidos e garantindo a…

março 25, 2024

Desvendando os processos: Tubos com e sem costura na indústria

Ao adentrarmos o complexo universo dos tubos de aço, deparamo-nos com uma distinção importante que tem implicações técnicas significativas: a…

março 25, 2024

Normas e Regulamentações: Escolhendo os Tubos de Aço Adequados para Caldeiras e Trocadores de Calor

Na indústria, a seleção adequada de materiais é de extrema importância para garantir a eficiência e segurança de equipamentos críticos,…

março 25, 2024