Categories: Notícias

Confiança Empresarial sobe 0,2 ponto em abril ante março, afirma FGV

O Estado de São Paulo 03/05/2019

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,2 ponto em abril ante março, para 94,3 pontos, informou nesta quinta-feira, 2, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a primeira alta após dois meses seguidos de queda, quando o ICE perdeu 3,5 pontos. Na métrica de média móveis trimestrais, o índice recuou pela segunda vez, em 1,1 ponto.Em nota, a FGV destacou que o quadro de abril é de estabilidade. “O resultado retrata uma economia que continua crescendo lentamente, levando as empresas a se tornarem gradualmente menos otimistas. A piora das expectativas em abril foi também influenciada pelo aumento da incerteza econômica no mês”, diz a entidade.A estabilidade de abril foi marcada por uma alta nas percepções sobre o momento corrente e uma queda nas visões sobre o futuro. O Índice de Situação Atual subiu 0,4 ponto em abril, para 90,6 pontos, “voltando ao nível de janeiro de 2019”, segundo a FGV. Já o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,5 ponto, para 99,3 pontos, terceira queda seguida e menor nível desde novembro do ano passado.O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,2 ponto em abril ante março, para 94,3 pontos, informou nesta quinta-feira, 2, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a primeira alta após dois meses seguidos de queda, quando o ICE perdeu 3,5 pontos. Na métrica de média móveis trimestrais, o índice recuou pela segunda vez, em 1,1 ponto.Em nota, a FGV destacou que o quadro de abril é de estabilidade. “O resultado retrata uma economia que continua crescendo lentamente, levando as empresas a se tornarem gradualmente menos otimistas. A piora das expectativas em abril foi também influenciada pelo aumento da incerteza econômica no mês”, diz a entidade.A estabilidade de abril foi marcada por uma alta nas percepções sobre o momento corrente e uma queda nas visões sobre o futuro. O Índice de Situação Atual subiu 0,4 ponto em abril, para 90,6 pontos, “voltando ao nível de janeiro de 2019”, segundo a FGV. Já o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,5 ponto, para 99,3 pontos, terceira queda seguida e menor nível desde novembro do ano passado.O ICE reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 4.366 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 25 de abril.

This post was published on maio 3, 2019 4:05 pm

Recent Posts

Tubos de Aço Carbono: a escolha de excelência para estruturas metálicas

Na indústria da construção, a escolha do material certo é fundamental para garantir a solidez e durabilidade das estruturas metálicas.…

março 31, 2024

Tubos de Aço: Soluções versáteis e duráveis para ambientes industriais

Os tubos de aço são elementos presentes em diversos ambientes industriais, proporcionando soluções eficientes e duráveis para uma variedade de…

março 26, 2024

Tubos Schedule: Mais que condutores, fundamentais para sua construção

Os Tubos Schedule, também conhecidos como Tubos de Aço NBR 5590 / ASTM A 106 / API 5L ou Tubos…

março 26, 2024

Explorando a importância dos ensaios não destrutivos em tubos de aço de condução

Os tubos de aço de condução são utilizados em diversas indústrias, sustentando o fluxo seguro de fluidos e garantindo a…

março 25, 2024

Desvendando os processos: Tubos com e sem costura na indústria

Ao adentrarmos o complexo universo dos tubos de aço, deparamo-nos com uma distinção importante que tem implicações técnicas significativas: a…

março 25, 2024

Normas e Regulamentações: Escolhendo os Tubos de Aço Adequados para Caldeiras e Trocadores de Calor

Na indústria, a seleção adequada de materiais é de extrema importância para garantir a eficiência e segurança de equipamentos críticos,…

março 25, 2024