A mais recente tentativa da China de controlar os preços cada vez maiores do minério de ferro é um plano para obrigar os fornecedores globais a negociarem com o maior mercado do mundo por meio de uma plataforma centralizada.
Pequim quer que todas as compras do material usado na produção de aço sejam realizadas através de uma plataforma única apoiada pelo Estado e que está sendo preparada, segundo fontes a par do assunto. No momento, empresas chinesas que incluem siderúrgicas podem negociar comprar à vista de maneira independente.
O plano visa estabilizar os preços do minério de ferro no longo prazo e é parte de um esforço mais amplo para aumentar a influência da China sobre os preços das commodities, disseram as fontes. O spot (à vista) de minério de ferro é relativamente pequeno, mas os preços nesse mercado determinam o quanto as siderúrgicas pagam nos contratos de longo prazo.
A China produz mais da metade do aço do mundo e suas importações de minério de ferro em 2021 foram avaliadas em quase US$ 180 bilhões. Sua siderurgia há muito se queixa do poder de formação de preços, que segundo ela é mantido por um punhado de grandes companhias mineradoras internacionais.
As autoridades também querem conter a inflação enquanto Pequim lança medidas de estímulo em 2022 que poderão dar um alento na demanda por aço. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China não respondeu imediatamente a um pedido de entrevista.
As mais novas propostas reforçam uma série de ações e anúncios divulgados na semana passada que anularam um poderoso rali dos preços do minério de ferro que vinha desde a metade de novembro. As autoridades organizaram várias reuniões com traders que culminaram em um encontro, no qual grandes companhias de commodities foram solicitadas a reduzir os estoques e cooperar com a investigação sobre possíveis atividades “ilegais”.
O preço do minério de ferro é muito vinculado às avaliações diárias feitas no mercado spot por agências terceirizadas que incluem a S&P Global Platts. Os contratos de longo prazo – que cobrem a grande maioria dos suprimentos – são baseados nas médias do preço no mercado à vista em períodos de tempo acordados, como mensais ou trimestrais.
Esse regime substituiu um sistema de alto risco de negociações anuais dos preços, que colapsou em 2010 em meio às pressões das mineradoras internacionais de minério de ferro. Em dezembro de 2020, com os preços também em alta antes de uma rodada de estímulos governamentais, as siderúrgicas chinesas disseram que o mecanismo de preço havia fracassado.
As negociações centralizadas não são inéditas nas compras feitas pela China. Um grupo das principais fundições de cobre do país negocia coletivamente o preço dos fornecimentos anuais de matérias-primas, por exemplo.
Mas os problemas com essa abordagem incluem a coordenação entre um número enorme de compradores e a possibilidade de revenda de cargas a preços maiores. Esta última era muito difundida antes do colapso dos preços anuais no começo deste século.
Pequim também está encorajando outras medidas para melhorar sua posição no mercado de minério de ferro, disseram as fontes. O governo quer mais fusões e aquisições entre grandes siderúrgicas, além de uma maior produção interna e a aquisição de participações em minas fora da China.
Ontem, no porto de Qingdao, a tonelada de minério com teor de 62% de ferro encerrou o dia com alta de 5%, para US$ 137,54, segundo a publicação especializada Fastmarkets MB. Com esse desempenho, a commodity reduziu a 6,3% as perdas em fevereiro. No ano, a valorização é de quase 14%.
Fonte: Inda
A Tubos Oliveira mantém seu compromisso de atender demandas de projetos de vários segmentos da Indústria no Brasil através do fornecimento de tubos de aço carbono.
Com o estoque mais diversificado de tubos de aço do país, garantimos entregas agilizadas em todo o território nacional. Nossos tubos de aço são fabricados com rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Por isso, entre em contato conosco e solicite hoje mesmo seu orçamento. Pensou em tubos de aço, pensou na Tubos Oliveira!
This post was published on março 24, 2022 9:48 am
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…
Os tubos de aço são componentes essenciais em diversas indústrias, e sua aplicação no setor de mineração é especialmente significativa.…
O controle de qualidade é um aspecto muito importante na fabricação de tubos de aço, impactando diretamente na segurança, durabilidade…
A Norma NBR 5580 é essencial para garantir a qualidade e segurança dos tubos de aço carbono utilizados em diversas…
No cenário industrial, a escolha do fornecedor de tubos de aço é um aspecto indispensável para garantir a qualidade e…