A ArcelorMittal está investindo US$ 350 milhões para ampliar a capacidade de produção de minério de ferro em sua mina de Serra Azul, no município de Itatiaiuçu no estado de Minas Gerais.
Com este investimento, a capacidade em Serra Azul será ampliada para 4,5 milhões a 5,0 milhões de toneladas por ano, de acordo com o diretor de Bioflorestas e Mineração da ArcelorMittal Brasil. Além deste empreendimento, a empresa está investindo na ampliação da capacidade de lavra da mina do Andrade, que tem sua produção voltada para o abastecimento da usina de Monlevade.
Este aumento em Andrade faz parte do investimento na ampliação da capacidade em Monlevade, na qual a ArcelorMittal está investindo US$ 500 milhões.
A expansão em Serra Azul vai possibilitar o aproveitamento do minério itabirito compacto, de menor teor, e terá como prioridade o abastecimento de uma pelotizadora que o grupo ArcelorMittal possui no México e que utiliza pelotas de minério de ferro.
A previsão é que o projeto de expansão em Serra Azul inicie produção no segundo semestre de 2023. Já a ampliação de Monlevade deve estar concluída no segundo semestre de 2024.
O projeto de ampliação em Serra Azul já está em andamento e encontra-se na fase de terraplenagem, compra dos equipamentos, concretagem de algumas estruturas e a expectativa é que esteja concluído no final de 2023, iniciando-se o ramp up.
Wagner Barbosa, diretor de Bioflorestas e Mineração da ArcelorMittal Brasil, explica que, para atender à qualidade do minério, serão feitos ajustes no processo, desde a extração do ROM (minério bruto), que por ter uma característica mais dura é mais difícil de ser extraído, até os britadores, que devem ter maior capacidade. Também serão incluídos separadores magnéticos. Mas a grande novidade é a introdução de filtros-prensa, já que os rejeitos serão secados e empilhados a seco.
Para investir em projetos com estruturas de aço de alta qualidade, confiabilidade e resistência mecânica, conheça o catálogo completo de tubos de aço carbono da Tubos Oliveira!
Os produtos da Tubos Oliveira são recomendados para os mais diversos setores da indústria, apresentando procedência e garantindo aos clientes os melhores resultados e retornos para os seus negócios.
This post was published on dezembro 7, 2022 8:00 am
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…
Os tubos de aço são componentes essenciais em diversas indústrias, e sua aplicação no setor de mineração é especialmente significativa.…