O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) divulgou em relatório que as importações de aços planos cresceram 103,8% entre os meses de janeiro e junho deste ano, totalizando 944,39 mil toneladas.
Os dados relacionados ao mês de junho apresentaram aumento de 118,1% no comparativo das importações realizadas no mesmo período em 2020.
A entrada de aço plano durante o mês de junho alcançou 364 mil toneladas. Segundo o presidente executivo do Inda, Carlos Loureiro, as importações são consideradas muito importantes para a diminuição das margens dos distribuidores.
Isso é possível porque os volumes que chegaram ao país foram comercializados em janeiro e fevereiro com valores entre 200 e 300 dólares mais baixos que o fabricado no Brasil. Com esses dados, o presidente do Inda acredita que as importações devem elevar a participação no consumo aparente neste ano.
De acordo com as informações do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, as vendas totalizaram em junho cerca de 300 mil toneladas de aço, conquistando uma alta de 3,3% em comparação ao ano anterior. Já no acumulado de 2021, os distribuidores somaram 1,92 milhão de toneladas (alta de 28,8%).
Nas vendas diárias no mês de junho, os números de vendas de aço chegaram a 13,6 mil toneladas, segundo informado pelo presidente do Inda. Na análise dos últimos 12 meses, os dados apresentam um crescimento de 25,7% na comercialização do produto, totalizando 4 milhões de toneladas.
Por conta dessa dinâmica de importações e venda de aço, os estoques dos distribuidores foram atualizados. Com isso, os comercializadores alcançaram cerca de 786 mil toneladas de aço. De maio a junho, por exemplo, os estoques aumentaram quase 50 mil toneladas, com estimativas de permanecer em alta e representar um giro de 3,1 meses. “Um volume alto, considerando a nova dinâmica do mercado e os preços que estão maiores do que no ano passado”, afirmou o presidente executivo do Inda, Carlos Loureiro
Os dados relacionados aos preços dos produtos em 2021 apresentaram um aumento de 65% neste ano. O reajuste nos últimos 12 anos ficou entre 160% e 170%, relatou Loureiro. Ainda segundo o presidente do Inda, a paridade entre o aço importado e o nacional está em torno de 15%.
A Tubos Oliveira é referência no mercado brasileiro com a melhor distribuição de tubos de aço carbono a fim de oferecer soluções para empresas em todo o país. Desde 1987, mantemos o compromisso de atender demandas de projetos em diversos segmentos da indústria do Brasil.
Com atendimento personalizado e suporte técnico especializado, garantimos entregas agilizadas em todo o território nacional através de um estoque diversificado, com produtos de qualidade seguindo as normas exigidas e parâmetros rígidos de segurança.
Entre em contato conosco e solicite hoje mesmo seu orçamento para comprar tubos de aço carbono com o melhor custo-benefício. Fale com a Tubos Oliveira!
This post was published on agosto 25, 2021 5:18 pm
A eficiência e a segurança operacional são essenciais em ambientes industriais. Os tubos de aço quadrados emergem como uma solução…
Na busca por eficiência operacional e redução de custos em ambientes industriais, a escolha do material adequado é uma das…
Em projetos de infraestrutura, a escolha dos materiais é indispensável para garantir a segurança e a longevidade das estruturas. A…
Normas para tubos de aço são fundamentais para a construção civil, assegurando que os projetos atendam aos padrões de segurança,…
Os tubos de aço carbono são essenciais na indústria, especialmente na fabricação de peças e acessórios automotivos. Sua durabilidade, resistência…
A Tubos Oliveira oferece soluções em corte a laser para a produção de peças tubulares personalizadas. Com um centro de…