EUA anunciam sobretaxa ao aço e alumínio importados

By 9 de março de 2018Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem que vai impor uma sobretaxa de 25% nas importações do aço e de 10% nas importações de alumínio. Segundo Trump existe uma necessidade de proteger a indústria americana por questões de segurança nacional, para poder produzir equipamento militar. A tarifa deve afetar exportações do aço brasileiro para os EUa.

A medida adotada pelo presidente eleva as tensões no comércio mundial e pode levar os países exportadores a agirem de forma conjunta. Tudo indica que os países exportadores não ficarão de braços cruzados, inclusive já houve ameaça de realização por parte do governo brasileiro.

Alguns países podem partir para a retaliação imediata sem aguardar o processo da Organização Mundial do Comércio.

A ação do presidente americano visa principalmente atingir o mercado chinês, que já diminuiu consideravelmente suas exportações aos EUA por causa de taxas antidumping. Além do gigante asiático, os principais exportadores de aço hoje em ia que são Canadá, Brasil, Coréia do Sul, México e Turquia.

Após receber representantes da siderurgia americana na Casa Branca, Trump disse que aplicaram sobretaxas por um longo período. Diante da imprevisibilidade de Trump, ninguém se arrisca a dizer se a sobretaxa de 25% escolhida se aplicará a todos os produtos de aço e para todos os países, ou se haverá exceções. A medida ainda não foi detalhada.

Os detalhes da medida serão anunciados na próxima semana e muitas questões não foram esclarecidas e ao que tudo indica ainda não há concordância dentro do governo. Trump segue pressionado também dentro do seu Partido Republicano, devido o aumento de preços dos bens de consumo nos Estados Unidos.

Fonte: Valor Econômico

admin

Author admin

More posts by admin

Deixe um comentário