Mudanças no Mercado Chinês Pode ter Impacto no Brasil

By 28 de fevereiro de 2018Notícias

O crescimento do poder da empresa chinesa Xi Jinping pode atingir o mercado brasileiro. Com maior força política, o líder do mercado chinês deve priorizar as reformas das estatais do país e a consolidação de alguns setores pelos quais o Brasil compete internacionalmente.

De acordo com Andre Soares, pesquisador associado da Atlantic Council, nos Estados Unidos, tudo depende de como esta reforma será feita.

“É possível vermos maior nível de consolidação do setor de aço e do próprio minério de ferro na China”, diz. “Caso a consolidação no setor de aço seja mais rápida que no de minério de ferro, o Brasil perde market share. Mas se a do setor de minério de ferro for mais rápida que a do de aço, o Brasil ganha market share. O que está acontecendo agora pode vir a ser muito negativo ou muito positivo.” 

Se a reforma do setor do setor siderúrgico da china vai diminuir sua capacidade produtiva a tendência é que compre menos minério de ferro do Brasil. Mas se antes da reforma a China mexer no setor de minério de ferro isso vai aumentar as importações. Atualmente a China é o nosso principal comprador de minério de ferro.

Fonte: Valor Econômico

admin

Author admin

More posts by admin

Deixe um comentário